quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Meu filho não quer estudar! O que eu faço?

No mês de julho de 2012, concedi uma entrevista  à Rede Tv, jornal SC no ar, onde o assunto era: a concentração frente aos estudos. As dificuldades que os pais encontram na hora da criança realizar  as lições de casa, os deveres. A entrevista durou apenas 4 minutos. Gostaria de ter tido mais tempo para falar mais sobre essa ''hora'' que muitas vezes pode virar um pesadelo tanto para a criança como para os pais. Neste espaço, vou  trazer algumas dicas para tentar ajudá-los.
 A criança inventa vários motivos para não estudar, e isso acontece com a grande maioria delas: ''estou cansado (a)'' ''quero brincar'' ''depois eu faço'' ''estou vendo tevê'' ''não vou'' ''não quero'' ''faço amanhã'' ''não, não e não'' e assim por diante...
Alguns pais são pacientes, cedem as vontades da criança, deixando para depois, e esse depois fica para o outro dia, e nesse outro dia não dá tempo, e às vezes a criança chega na escola com as lições não feitas. Ou faz as pressas, não se apropriando bem do conhecimento. Outros pais acabam ficando sem paciência, e os estudos viram uma briga desnecessária e diária. E se tem ''brigas'' os estudos vão ficar sempre pra depois. Afinal, a criança que é muito inteligente se afasta de tudo que não lhe dá prazer.
A primeira dica é: tente ser paciente. Afinal, é só uma criança que precisa de você e de sua inteligência e jogo de cintura. Às vezes é difícil mesmo, os pais estão cansados, muitos trabalham fora, o dia inteiro, não tem tempo, pensam que: ''se todos fizessem a sua parte'', tudo ficaria melhor... ''Por que ele (a) faz isso sempre? '' etc.
Mais a pergunta  é: como fazer meu filho se concentrar? Qual é a minha parte?
Sim, dá pra resolver isso. Sim, você tem a sua parte!
 
Quais as maiores dificuldades que a criança encontra na hora de estudar?
A grande dificuldade está em abrir mão das ''atratividades'' que lhe dão prazer: televisão, computador, o vídeo game, iPad, os brinquedos, os amigos, etc. Fazer essa troca não parece ser muito interessante para a criança. Dificilmente você encontrará uma criança que fará essa troca facilmente. Por exemplo, você diz: ''filho é hora dos deveres'' a criança corre para a mesa de lição, abre o caderno e começa... esquece.
É preciso algo a mais... Eu diria dois elementos fundamentais: a presença dos pais e o lúdico.  A criança vai se interessar pelos estudos se os pais estiverem presentes e o lúdico também. Quando falo ''pais'', claro que pode ser: mãe ou pai como ''função''. Se forem os dois, ótimo.  O que é lúdico? Lúdico é todo e qualquer tipo de brincadeira: jogos, brinquedos, músicas...  O que são os pais? São aqueles que protegem, amam, cuidam e, ensinam.
Tem uma frase famosa ''é brincando que se aprende'', eu acrescento ''é brincando com amor, que se aprende''.
A criança só se concentra naquilo que gosta, isso é fato. E o que ela mais gosta?
1-  pais
2- brinquedos (brincar)
Ressalto a importância da presença dos pais na hora dos estudos. É sabido que na atualidade cada vez mais os pais estão indo para o mercado de trabalho. Ambos trabalham fora, e isso se faz necessário para o sustento da família. Mas é necessário que os pais disponibilizem um tempo do seu dia para estar com a criança, ajudando-a, elegiando-a, brincando com ela. Se não deu tempo naquele dia, olhe o caderno, elogie no dia seguinte, deixe um bilhetinho dizendo que a criança é muito inteligente, que adorou, etc. Se errar, ajude-a, jamais critique. Quando a criança é criticada ela se torna uma criança medrosa, desatenta, e pode vir a se tornar um adulto incapaz. Se você ir a fundo na história de vida de pessoas que não conseguem realizar nada na vida, pessoas que não tem forças para trabalhar, por exemplo, você com certeza vai ouvir relatos de críticas e humilhações advindas dos cuidadores.
Juntando a presença acolhedora dos pais e as brincadeiras, a criança se concentra e realiza seus estudos.
Sabe aquele brinquedo que seu filho mais adora? Leve para o espaço dos estudos. Pegue o boneco, se for o caso, e faça ele falar... dê voz ao boneco: use a sua voz: ''Amiguinho, vamos estudar, está na hora.'' ''Amiguinho eu quero aprender matemática, me ensina? Você sabe, eu não sei''. Essa técnica dá pra usar até uns 7 anos de idade. Passou dos 7 anos, pode-se pensar num esquema de pontuações e gratificações. As famosas estrelinhas... Falarei delas mais adiante.
 E se a criança tem a presença dos pais e mesmo assim não funciona? O importante é observar como a criança sente a presença dos pais. É uma presença acolhedora, que ajuda? Ou uma presença que sufoca? Às vezes a desatenção pode estar relacionada com um sentimento de sufocamento. A criança se sente tão cobrada, que estar desatenta pode ser  uma tentativa de ser menos cobrada. Ou às vezes, a criança quer ter um pouco de autonomia. Nesse momento os pais devem pedir: ''quando você terminar de fazer os deveres sozinho, pode me mostrar? Preciso assinar'' ''ah, eu sei que você sabe fazer sozinho'' ou mesmo ''acho que você não sabe... será que sabe?'' essa frase move a criança a correr para realizar as lições para mostrar que sabe. Nesse caso, a partir dos 6 anos de idade.
Gosto muito de construir no consultório com meus pequenos paciente um relógio. Esse relógio vai marcar a hora certinha dos estudos. Quase sempre funciona. Mas é necessário estar presente também na cena, esse ''brinquedo'' querido pela criança. É o mesmo brinquedo que deve ir na escola com a criança no dia do brinquedo. Se a criança quiser trocar de brinquedo, tudo bem. É esse outro brinquedo que deverá chamar a criança no outro dia para fazer as lições. Com amor, cuidado e carinho, vai funcionar. E lembre-se, sua presença é, eu diria, a mais importante. Sente com seu filho  veja e sinta a evolução.
Outros fatores que devem ser levados em conta:
1- Fatores fisiológicos: a criança está alimentada? Está com o sono em dia? descansou bem antes dos estudos? É preciso um tempo entre a chegada da escola e a hora dos estudos. Um tempo para ela se alimentar, brincar, e descansar.
2- Fatores emocionais: como está o lado emocional da criança? ela vem apresentando alguma alteração de humor? Alguma queixa? É preciso observar seus comportamentos, dentro e fora do espaço doméstico.
3- Fatores educacionais: como está seu desenvolvimento na escola? suas notas, suas tarefas em sala, sua interação com os professores e colegas. Alguma queixa advinda da escola? Alguma queixa em relação à escola, amigos, professores?
4- Fatores familiares: como é o ambiente doméstico? É tranquilo ou estressante?  Como é sua relação  com os pais, irmãos e, com animais domésticos?
5- Espaço para os estudos. Existe um espaço destinado aos estudos? Há materiais disponíveis? Isso é muito importante. É importante reservar na casa um local, com boa iluminação, sem distrações por perto, estabelecer um horário e tentar mantê-lo diariamente.
6- Observar se a criança apresenta alguma outra falta de concentração, e se ela não está tendo ganhos secundários. Como foi dito na entrevista que concedi: a criança pode com a desatenção nos estudos ganhar a atenção dos pais.
7- Espaço para falar. A criança fala através do seu brincar. É muito importante ouvir a criança, deixá-la falar sobre o que a incomoda. E não tentar enquadrá-la a bons modos. O que não é dito aparece como sintoma.
Se a criança apresentar falta de concentração em outras atividades, é indicado levá-la em um especialista. Sou a favor da campanha: “se você acha que seu filho é muito arteiro, fique calmo, ele está apenas sendo criança”. Não à medicalização. Sim ao espaço da criança.

36 comentários:

  1. foi uma colocaçao otima sobre a maneira de apredizagem

    ResponderExcluir
  2. Nesse caso devo levar para um psicanálise?

    ResponderExcluir
  3. Nesse caso devo levar para um psicanálise?

    ResponderExcluir
  4. Nesse caso devo levar para um psicanálise?

    ResponderExcluir
  5. Nesse caso devo levar para um psicanálise?

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da matéria!
    Vou iniciar o processo do brinquedo na hora da tarefa!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. O qie fazer quando meu filho nao quer entrar na sala de aula...

    ResponderExcluir
  8. O qie fazer quando meu filho nao quer entrar na sala de aula...

    ResponderExcluir
  9. Olá,Meu filho nao um tipo de bloqueio que nao consegue ficar na escola socinho tem q ser sempre com um dos irmaos ..ja n sei oq faço.. Me ajudem por favor ja ouvir na escola que vao espulsar ele do colegio ele tem 06 aninhos ... 😣😭😭😭😭 sempre que chega a hora de ir a escola nossa o desespero bate...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi como está seu filho , já faz um tempo ele melhorou, tenho um filho de 6 anos e não sei mais oque faço para ele estudar

      Excluir
    2. Não se martirizar tanto, somos várias com nesse processo, eespulsar é algo muito sério.
      Precisa se preocupar com ele mais que tudo.talvez seja bom procurar um profissional. Ele vos orientará.

      Excluir
  10. ola,meu nome é Elane tenho um filho de 9 anos,e recebo muita reclamação da professora pois ele tem dificudade com a sua atençao, nao sei o q fazer pois tanto em sala de aula como em casa quando vou ensinsar ou lhe disser algum entra num ouvido e sai no outro sem falar q tudo tira sua atenção ate um amosca se passa ele presta mas atenção na mosca no q nos estamos conversando nao sei mas o q fazer. será que e caso de levar ele pra um psicologa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elane, minha filha de 9 anos está na mesma situação, vcs levou seu filho na psicóloga? Teve resultado?

      Excluir
  11. Estou com o mesmo problema, tenho um filho de 10 anos não faz nada na escola .O pior que não é só um dia e o ano todo meu Deus o que eu faço .........


    ResponderExcluir
  12. Estou com o mesmo problema, tenho um filho de 10 anos não faz nada na escola .O pior que não é só um dia e o ano todo meu Deus o que eu faço .........


    ResponderExcluir
  13. Meu filho tem 7anos já lê poucas coisas faz cópias demoradas em casa e na escola as vezes vem sem copiar só quer brincar , correr, a professora sempre diz que ele não está progredindo o que fazer?

    ResponderExcluir
  14. Meu filho tem 7anos já lê poucas coisas faz cópias demoradas em casa e na escola as vezes vem sem copiar só quer brincar , correr, a professora sempre diz que ele não está progredindo o que fazer?

    ResponderExcluir
  15. Meu filho tem 8anos e muito inteligente,excelente notas.Mas quer copia as atividades,conversa muito,não se comporta,diz que a professora e chata,não quer ir na pra escola,recentemente fez xixi na sala de aula e chora porque ele fez isso...o xixi ele abaixou a calça e fez no cantinho...Me ajude

    ResponderExcluir
  16. MEU FILHO TEM ATITUDES DE UM ADULTO,MUITO INTELIGENTE,NOTAS ESCOLARES EXCELENTE...MAS NAO SE COMPORTA,TODO DIA A RECLAMAÇAO DA PROFESSORA,CONVERSA EM SALA SW AULA,NAO QUER IR PARA ESCOLA.CHORA QUE ESCOLA E CHATA A PROFESSORA CHATA ...RECENTEMENTE TEM TIRADO A ROUPA EM SALA DE AULA,FEZ XIXI NO CANTO DA SALA PERGUNTEI PORQUE FEZ ISSO ELE DISSE QUE NAO PORQUE MAS QUERIA FAZER ...DISSE QUE NAO QUER ESTUDA.QUE ELE VAI TRABALHAR PORQUE E MELHOR.SO QUE NAO IR PARA ESCOLA,CONVERSEI COM ELE QUE NAO ASSIM,ELE ME DISSE QUE DEVO ME PREOCUPO COMIGO ...
    ...estou preocupado demais VOU LEVA LO A PSICOLÓGICA PARA NOS AJIDAR

    ResponderExcluir
  17. Eu não sei mais o que eu faço com meu filho de 11 anos ele não quer nada com os estudos nem se quer cópia do quando e em casa não ajuda nos afazeres e só quer saber de brincadeira alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  18. Meu irmão tem 7 anos, não sabe ler nem escrever direito, só com ajuda, não faz tarefa sozinho porque acha q não sabe, não quer estudar, não gosta de estudar, como fazer pra isso melhorar?

    ResponderExcluir
  19. Meu filho tem 7 anos não gosta de estudar,Não escreve,nao faz tarefa de casa,Não quer fazer nada em relação a estudar,Não sei mas o que fazer para que ele goste de estudar.

    ResponderExcluir
  20. meu filho nao faca as tarefas em sala e casa nao demostra o menos interesse estou preculpada nao sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Meu filho tem 8 anos, já levei ele na psicologa, já coloquei de castigo tirei o celular, tablet, TV e o computador usei de todos os métodos que possam imaginar tenho percebido apenas o meu desgaste. Estou entrando em desespero completo e ele continua sem querer estudar, ele pratica esporte e o unico que leva a sério é o Jiu Jitsu. É aí, alguma ideia que me ajude?

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho filho de 13 anos
    Esse ano não quer mais ir escola
    Esta duas semanas em casa
    Ele tem transtorno ansiedade e síndrome pânico, toma medicação
    Ele gosta de estudar, ele muito amado pelos professores porém não consegue se aproximar dos outros alunos e por isso a desculpa de não ir a escola.
    O qe eu faço, estudar em casa? Ter mais autoridade? Já fiz isso e piorou a situação.
    Não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  24. Minha vida com meu filho não é diferente como os relatos da mãe..já não sei o que dazfacon tanta falta de unteinter..:(

    ResponderExcluir
  25. Meu filho tem 5 anos e vêm apresentando muita dificuldade na escola não se concentra diz que está cansado que não quer fazer suas atividades em casa só quer ver TV não gosta de ouvir "não " que já chora não me escuta já não sei mais como ajuda-lo

    ResponderExcluir
  26. Estou aqui lendo esse artigo...sem saber o que fazer com meu filho está com sete anos...vai pra escola não faz a lições não quer fazer a lição de casa...já estou desesperada sem saber o que fazer...

    ResponderExcluir
  27. eu também estou na mesma situação meu filho não faz nada na sala de aula não sei o que fazer ele tem oito anos

    ResponderExcluir
  28. Minha filha deis que começou a aulas não entra dentro da sala de jeito nenhum ela fica no portão o dia todo não sei mais o que fazer me ajude

    ResponderExcluir
  29. Olá meu filho tem 6 anos, é inteligente faZ os deveres em casa super rápido e entende oque faz, só que na escola a professora se queixa todos os dias que ele não quer fazer a lição da Lousã e se distrair muito na sala de aula, eu já tentei de tudo em casa pra ele se empenhar na escola mas não está adiantando nada oque eu poderia fazer a respeito?

    ResponderExcluir
  30. Meu filho também, ele tem 7 anos está alfabetizado mas está com um problema de desatenção constante recebo todo dia reclamação da professora por ele não fazer as lições na sala ele diz que ele se distrai com muito facilidade, o que mais me deixa confusa é q em casa eu faço a lição com ele e ai ele faz tudo certinho td o que falo para ele fazer ele faz mas na escola não tem nenhum avanço já não Sri mais o que fazer

    ResponderExcluir